O primeiro passo para aprender a modelar   é definir as medidas do corpo. Em seguida serão executados os Moldes Básicos que servirão como ponto de partida para interpretação de diversos modelos.

Principais Moldes Básicos:

TECIDO PLANO

MALHA

MODA PRAIA

Listamos abaixo o material necessário para execução dos moldes:

– Papel Manilha ou papel Pardo
– Lapiseira 0,7mm ou 0,9mm
– Régua curva pequena
– Régua curva grande
– Esquadro
– Fita Métrica
– Tesoura para papel
– Fita adesiva e cola
– Carretilha
– Borracha
– Papel carbono para tecido nas cores branco, amarelo e vermelho.

Orientações sobre a execução dos moldes.

Os moldes serão traçados através de diagramas.

Exemplo: Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões:

A – B = 1/2 do quadril
A – C e B – D = Altura do quadril

– As bases serão quase sempre traçadas pelas metades, das costas e da frente, com exceção da calça que é traçada com o papel aberto.

– Para todas as bases, os traços serão orientados através de letras ou números.

Para o traçado dos moldes é de grande ajuda um conjunto de réguas como o da figura abaixo, mas não é indispensável..

Sobre a Malha

Diferente do Tecido Plano, as malhas são produzidas por laçadas interligadas que resultam em uma estrutura flexível

Dependendo do fio e da estrutura utilizada é determinado o grau de elasticidade da malha.

Tipos de Malha:

Malhas Firmes
– Meia-malha de algodão
– Moletom, plush etc.

Malhas elásticas
Lycra, cotton-lycra,etc.

Preparação da Malha para o Corte

– A malha antes de ser cortada deve passar pelo processo de descanso, que consiste em deixá-la desenrolada em uma superfície plana durante 24 horas.

Máquinas utilizadas para Malhas:

– Galoneira
– Overlock
– Reta
– Interlock

Para Costurar Malha:

– Agulha de máquina nº 9 ou 11 (ponta bola)
– Fio Nylon ou poliester

Obs:
– Utilize 4 pontos de máquina por centímetro
– Reduza a tensão do fio.

Cálculo da Elasticidade da Malha

A modelagem para malha sofre reduções de acordo com a elasticidade da malha.

1 – Com uma amostra do tecido estique-o para verificar qual o sentido que possui maior elasticidade, em geral é o perpendicular a ourela.

2 – Corte um retângulo com 12cm de comprimento e 5cm de largura, observe que o comprimento vai ser o que tem maior elasticidade.

3 – Coloque ( no retângulo de 12cm cortado) dois alfinetes com distância de 10cm um do outro. Encoste o alfinete da esquerda sobre o ponto zero da régua e estique o máximo possível (puxe pelo alfinete da direita). Anote o número onde o alfinete da direita alcançou.

Ex: Quando esticou o alfinete da direita e alcançou 14cm isso quer dizer que a malha tem 40% de elasticidade.

Elasticidade das malhas:

Baixa Elasticidade – Até 12
– Use a tabela de medidas para tecido plano

Média Elasticidade – de 12 a 18
– Use a tabela de medidas para malha de média elasticidade

Alta Elasticidade – acima de 18
– Use a tabela de medidas para malha de alta elasticidade