Figura 1

Copiar o Molde Básico da Blusa com Pences, Frente e Costas,  já mostrado em vídeo,  com todos os ajustes feitos.

BT_figura1

Figura 2

Frente

Figura 2

Prolongar a linha do meio frente ( F-E), para baixo de forma que  F  – 1  seja igual a Altura do Quadril.

Trace uma horiontal partindo do ponto 1 em direção a sua esquerda sem tamanho definido. Utilize o esquadro.

BT_Figura2

Figura 2

Figura 3

1 – 3 = 1/4 do Quadril mais 2cm. Suba uma pequena vertical com ajuda do esquadro no ponto 3.

D – 2 = 2cm.

BT_Figura3

Figura 3

Figura 4

Ligar Y- 2 – 3.
Obs.
De 2 até 3 ligue utilizando a régua de Qaudril invertida, conforme ilustração.

BT_Figura4

Figura 4

Figura 5

Na altura do ponto G trace uma horizontal com ajuda do esquadro.

Meça G – 4 e marque de 1 até 5 com essa medida.

BT_Figura5

Figura 5

Figura 6

Ligar G – 5.

Marcar o ponto 6 conforme ilustração.

BT_Figura6

Figura 6

Figura 7

A – 8 = 1/2 de A – B mais 1cm.
Ligar G – 8.

6 – 7 = 11cm.

Ligar H – 7 – I – G – H.

BT_Figura7

Figura 7

Figura 8

Acerte a linha lateral com uma curva suave eliminando o ângulo formado na altura do ponto 2. Faça o mesmo procedimento nas laterais da pence, na altura dos pontos H e I.

BT_Figura8

Figura 8

Figura 9

Recortar o molde contornando os pontos F – A – B – C – 2 – 3  – 1 – F.

BT_Figura9

Figura 9

Costas

Figura 10

O – 1 – Altura do Quadril.

1 – 3 = 1/4 da medida do Quadril.
Suba uma pequena vertical na altura do ponto 3.

Ligar 3 – N com a régua de quadril invertida.

BT_Figura10

Figura 10

Figura 11

Trace uma pequena horizontal na altura do ponto Q, conforme ilustração. Coloque o esquadro  apoiado na linha do meio costas para garantir que o ponto 4 fique na mesma altura do ponto Q.

1 – 5 = Q – 4.

Ligar Q – 5 e marcar o ponto 6.

BT_Figura11

Figura 11

Figura 12

6 – 7 = 14cm.

Ligar R – 7 e S – 7.

BT_Figura12

Figura 12

Figura 13

Acerte a linha lateral na altura do ponto N com uma curva suave e faça o mesmo procedimento nas laterais da pence.

BT_Figura13

Figura 13

Figura 14

Recortar o molde contornando os pontos:
K – P – 1 – 3 – N – M – L – K.

BT_Figura14

Figura 14

Figura 15

Está pronta a base para tubinho e vestidos, que pode servir também para blusas.

Obs. Faça essa base partindo do molde básico da blusa com pences que coloquei em vídeo. Não posso garantir que feito sobre outra base fique correto, tendo em vista que  as folgas de vestibildiade e de  deslocamento podem ser diferentes.

BT_Figura15

Figura 15

17 Responses so far.

  1. gutto alves disse:

    bom dia.. vc tem o arquivo para download???

  2. maria disse:

    maravilha seus moldes, mas ñ encontrei o molde básico de blusa sem pence em desenho, no papel é mas prático, da pra colocar no site? agradeço o carinho nos tratas. abraços

  3. Gina Córdova Carvajal disse:

    Te estoy siguiendo de Chile, me encanta tu explicación, es muy fácil de entender..Besos

    Gina

  4. Gostaria de saber se voce tem donwloads de tobinho, manga comprida.

    • admin disse:

      Não tenho pronto. Mas logo que possível eu faço, até já prometi a uma pessoa e nãod eu tempo de fazer ainda.

  5. Bom dia; tem como vc postar o donwload do traçado de vestido com recortes lateral (frente) no tamanho 44 e 48? Agradeço.

  6. claudia mendez disse:

    muy buena pagina como también la forma que están interpretados los paso a paso la verdad yo buscaba un una pagina que me ayudara a resolver mis dudas y wuala ya la encontré . =)

  7. Monica Jesus disse:

    Minha querida, estou querendo fazer um vestido como esse
    http://www.lekala.co/classical-dress-from-knit-fabric.html
    agora me diz, que base devo usar para o poder fazer com tecido com elasticidade, de lado preto e no centro frente e costas em padrão? as minhas medidas são 98 de peito, 80 de cintura e 110 de quadril. quanto devo retirar para que fique bem justo? me ajuda amor!

    beijos de portugal

    • admin disse:

      Use a base com pence. Na parte em malha redução o percentual de elasticidade na modelagem. Assim, deposi que fizer o molde como se fosse para tecido plano na poarte de malha vc reduz na largura o percentual de elasticidade da malha. Ou tra coisa interessante é você transferir a pence do busto todo dd pra cintura mas não utilizar toda profundidade no recorte, para isso diminua na lateral da blusa.
      Se não tiver dado para entender me diz que posso te ajudar pelo skype se der para concilair os horários.

      abraços

      Lúcia

  8. Cleide Oliveira disse:

    Muito legal!
    Que bem que está disposta a compartilhar seus dons e talentos. Obrigada, Bjux

  9. Cleide Oliveira disse:

    Amei essas explicações, você é ótima! Muito obrigada. Bjux

  10. Ione disse:

    O link http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RBRPgGAiqaY, nos leva a um vídeo privado. Gostaria de poder assistir e aprender como se faz o molde.
    Estou grata pelas coisas que estou aprendendo aqui.