Sobre a Malha

Diferente do Tecido Plano, as malhas são produzidas por laçadas interligadas que resultam em uma estrutura flexível

Dependendo do fio e da estrutura utilizada é determinado o grau de elasticidade da malha.

Tipos de Malha:

Malhas Firmes
– Meia-malha de algodão
– Moletom, plush etc.

Malhas elásticas
Lycra, cotton-lycra,etc.

Preparação da Malha para o Corte

– A malha antes de ser cortada deve passar pelo processo de descanso, que consiste em deixá-la desenrolada em uma superfície plana durante 24 horas.

Máquinas utilizadas para Malhas:

– Galoneira
– Overlock
– Reta
– Interlock

Para Costurar Malha:

– Agulha de máquina nº 9 ou 11 (ponta bola)
– Fio Nylon ou poliester

Obs:
– Utilize 4 pontos de máquina por centímetro
– Reduza a tensão do fio.

Cálculo da Elasticidade da Malha

A modelagem para malha sofre reduções de acordo com a elasticidade da malha.

1 – Com uma amostra do tecido estique-o para verificar qual o sentido que possui maior elasticidade, em geral é o perpendicular a ourela.

2 – Corte um retângulo com 12cm de comprimento e 5cm de largura, observe que o comprimento vai ser o que tem maior elasticidade.

3 – Coloque ( no retângulo de 12cm cortado) dois alfinetes com distância de 10cm um do outro. Encoste o alfinete da esquerda sobre o ponto zero da régua e estique o máximo possível (puxe onde estar o alfiente da direita). Anote o número onde o alfinete da direita alcançou.

Ex: Quando esticou o alfinete da direita e alcançou 14cm isso quer dizer que a malha tem 40% de elasticidade.

Elasticidade das malhas:

Baixa Elasticidade – Até 12
– Use a tabela de medidas para tecido plano

Média Elasticidade – de 12 a 18
– Use a tabela de medidas para malha de média elasticidade

Alta Elasticidade – acima de 18
– Use a tabela de medidas para malha de alta elasticidade

Veja o vídeo

3 Responses so far.

  1. What’s up, this weekend is good in support of me, as this occasion i am reading this wonderful informative article here at my home.

  2. Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your site is fantastic, as well as the content!. Thanks For Your article about Instruções para Malha : Cortanto e Costurando .