IEregatacompenceEste modelo poderá ser feito em Fio Reto ou em Pleno Viés.
S
se for feito em fio reto necessariamente tem que ter ziper para o fechamento na lateral. Caso seja feito em sentido enviesado o ziper poderá ser dispensado tendo em vista a maior flexibilidde do tecido cortado desta forma.Copiar o Molde Básico, Frente e Costas, com todas as marcações de contorno.
FrenteElimine a pence vertical.C – H = 12cm;
(Este não é um valor fixo, pode variar conforme queira um decote mais ou menos profundo).B – I = 3cm;(Também não é uma valor fixo, depende do modelo)I – J = 5cm ou outra medida desejada.D – L = 2cm;E – M = 1cm;G – N = 3cm;F – N = Altura do Quadril;N – O = 1/4 do Quadril mais 1cm.Em um ponto qualquer do decote faça uma pence de 1cm terminando na cava, conforme ilustração.
Feche a pence que foi criada e cole com fita durex.(Semrpe que faço um decote mais profundo eu faço este ajuste.)
(Esta pence só é feita no papel).
Refaça a linha do decote com a nova pence fechada. Com uma curva suave refaça também a linha lateral, eliminando o ângulo formado na altura do ponto M.Recortar o molde contornando os pontos:H – J – I – L – M – O – N – H.
Costas1 – A = 10cm;3 – B = 3cm;
(A mesma medida colocada na frente)B – C = 5cm;4 – D = 1cm;D – E = 2cm;5 – E’ = 1cm;6 – F = altura do quadril;F – G = 1/4 do quadril mais 1cm.Ligue os pontos:A – C – B – E – E’ – G – F – A.Faça uma pence de 1cm partindo de qualquer ponto do decote em direção ao ponto E’. Esta pence só é feita no papel.
Feche a pence criada e refaça o decote.
Refazer a linha lateral com uma curva suave na altura do ponto E’ para eliminar o ângulo formado.Recortar o molde contornando os pontos:A – F – G – E – E’ – B – C – A.
Junte os moldes, Frente e Costas, pela lateral inferior e acerte a linha da barra.
Recorte o excesso de papel. e marque o sentido do fio.
Fio RetoFio em Viés
Acabamentos:
Vou mostrar 3 tipos de acabamentos para esete modelo.ViésCorte tiras de viés de 3cm de largura e no tamanho correspondente ao decote e cavas.(Serão três tiras).
Cava
Cava
Decote
DebrunSobre outro papel dobrado pelo centro e frente e centro costas copie um acabamento de 4cm de largura.
Frente
Costas
ForroRecorte o mesmo molde em tecido para forro ou no prórpio tecido, sendo um pouco mais curta. Sempre com o mesmo sentido do fio.

Frente
Csotas

Feche a pence, faça uma prova e veja se a cava está com bom caimento, caso haja sobra na cava, faça uma pence de 1cm partindo da cava, até o ponto original do busto e feche essa pence aumentando assim a profundidade da pence busto. Lembrando que esta pence só deverá ser feita no papel. Só recorte no tecido quando tive comprovado o molde.

Observe a ilustração abaixo, a pence para ajuste da cava foi feita até o ponto original do busto, depois é que foi afastada até o ponto N. Feche a pence e refaça a linha lateral.

Molde pronto

Estou preparando um vídeo da Regata sem Pence, da Regata Mullet e um com tipos de acabamentos, logo que estejam prontos coloco o link aqui.

3 Responses so far.

  1. Ana Priscila Santos disse:

    Olá, Lucia!

    Tenho acompanhado sua modelagens, faz anos que estou tentando aprender a modelar roupa, vc é tranquila para passar o seu método, mas estou com uma dúvida quanto a regata. Ela não precisar ser mais folgada no corpo? E sendo assim tem que ter esse zíper?

    • admin disse:

      Ou Ana,

      Coloquei esse mo0delo para demonstrar que tendo a pence e ziper, pode-se fazer o modelo mais ajustado de regata. Dependendo do gosto da pessoa pode ser feito com mais folga.

      abraços

      Lúcia

  • Direito Reservado de conteúdo

    Todos os direitos autorais sobre o conteúdo disponibilizado neste site, pertencem à Cortando&Costurando.