saiacalca_slidePartindo  deste Molde Básico – em Tecido Plano  da  Saia Calça poderão ser feitos  diversos modelos.

Saia calça reta ou evasê, com bolsos ou sem bolsos, com o cós na cintura ou abaixo da cintura, como também sem cós etc.

Frente

Para inciar copie o molde básico da Saia para Tecido Plano e coloque letras, númros ou qualquer outro símbolo nos cantos do molde conforme ilustração.

saiacalca

Traçar linhas horizontais partindo dos pontos: B e E e D e  marcar o ponto 1.

Meça A – 2 = Altura do Gancho mais 3cm e trace uma linha horizontal com a ajuda do esquadro.

saiacalca1

Para a prega meça 1 – 5 e 2 – 6 =14cm.

saiacalca4

Ligar 5 – 6 prolongando a linha para cima e para baixo.

saiacalca5

6 – 8 e 7 – 9 = 1/3 de E – 1.

saiacalca6

Ligar 8 – 9.

saiacalca7

Ligar 5 – 8 com a curva do gancho.

saiacalca8

Recortar o molde Contornando os pontos B – 5′ – 5 – 8 – 9 – D – E e B. Marque o Fio na primeira linha da prega e mais ou menos na altura do quadril marque até onde deve ser costurada a prega.

saiacalca9

Costas

Para as costas faremos o mesmo procedimento da frente, a única diferença vai ser na medida da linha do gancho que é um pouco maior.

Copiar o molde básico das costas colocando também marcações nos cantos do molde, conforme ilustração.

saiacalca10

Trace linhas horizontais partindo dos pontos 2 – 5 – e 4. 1 – B = Altura do gancho mais 3cm.

Trace linha horizontal na altura do ponto B com a ajuda do esquadro.

saiacalca11

A – C e B – E e 3 – D = 14cm. Ligar D – E – C  e prolongar eesa linha para cima e para baixo. Marque o ponto C’.

E – F e D – G = 2 X(vezes) a medida de 6 – 8 no molde da frente menos 2cm.

saiacalca12

Recortar o molde contornando os pontos: 2 – C’ – C – F – G – 4 – 5 e 2.

13

Com os moldes Frente e Costas terminados faça as altreações conforme o modelo.

Ex. No modelo abaixo desci a cintura em  6cm e fiz um cós reto com 4cm, nesse caso a cintura ficou 2cm abaio da original, porque o cós supre os 4cm que desci. Coloquei bolso faca e abri em evasê. A pence das costas pdoe permanecer ou ser eliminada nesse caso diminuir da lateral a largura da pence.

saiacalca13

Veja o vídeo com uma breve explicação.

Comments are closed.