lucinhafotoOlá, sou Lucia de Paula Fernandes. Nasci em 1959 na cidade de Maranguape que dista 30 km da Capital Fortaleza/CE (hoje região metropolitana).

Na minha infância de cidade do interior, logo cedo adquiri o gosto pela costura. Acredito que a visão de minhas tias manejando o traçado como meio de manutenção familiar (na confecção de roupas para a filharada) devem me ter incutido um significado de admiração misto com respeito – afora a minha curiosidade pela maestria e destreza daquelas mãos ágeis…

Tal fascínio me levou ainda aos 11 anos a começar a costurar (do meu modo) roupinhas para as minhas bonecas. As dificuldades eram muitas, mas as dúvidas sempre sanadas pelas minhas tias.

Nessa fase de aprendizado, minha querida Tia Babete se apresenta como uma professora carinhosa, atenciosa e prestativa – sempre pronta a sanar as minhas dúvidas.

Acredito que sua maior lição foi exigir sempre de meus trabalhos: perfeição, exatidão e compromisso (mesmo nas pequenas coisas ensinadas, elas deveriam estar SEMPRE perfeitas ao seu “olho clínico”  –  senão eu teria que desmanchar e refazer tantas e quantas vezes fossem necessárias, até que seu parecer fosse POSITIVO).

Carrego este ensinamento comigo até hoje !!!

Voltando a costura e devido ao meu interesse pela mesma, me foi pago um curso para aprimorar os meus conhecimentos. Doce ilusão… Não consegui ficar na sala de aula por mais de 1 mês…

Achava as aulas chatas, lentas, como se a professora escondesse algo… Bem diferente das informações passadas pelas minhas tias…

E foi essa toda a experiência acadêmica que pude manter com a costura.

Tudo o mais que aprendi sobre essa nobre arte, credito a minha curiosidade, um amor eterno pela leitura e uma busca constante de desafios !!!

Este Site na verdade começou como Blog na forma de distração. No começo (sem muito conhecimento de Web, Software, etc.) foi um aprendizado incomparável, num universo obscuro cheio de dificuldades (maiores do que as realizações) mais que me abriu um leque imenso de possibilidades até então inexploradas !!!

Hoje com o Site: WWW.cortandoecosturando.com, tenho a sensação de que este trabalho a que me prontifiquei a fazer – divulgar a costura – começa a frutificar !!!

Tenho a sensação de ser uma de minhas tias – de um passado remoto – que não escondiam “o pulo do gato”. Faziam-se presentes para compartilhar e multiplicar da melhor forma possível, um pouco do conhecimento adquirido pela experiência do dia-a-dia nesta nobre arte.

Por fim reitero meu pedido: Se este site lhe ajudou de alguma forma, me ajude divulgando-o.

 

  • Direito Reservado de conteúdo

    Todos os direitos autorais sobre o conteúdo disponibilizado neste site, pertencem à Cortando&Costurando.