modeloInterpretação de Modelo de Vestido com trespasse tipo Cache cour, em Tecido Plano.  O objetivo aqui é mostrar como fazer o drapeado lateral neste modelo.
Sugestão de Tecido – Seda Mista.

1. Copiar o molde básico,  conforme foi ensinado no vídeo de Molde Básico de Blusa com Pence.

vestido_cachecour1

2. Vamos primeiro preparar o molde da frente.

A – 1 = 2cm.
Da pence vertical vamos utilizar apenas a linha central, prolongando esta  até o ponto B. Marque o ponto 2.

Obs. Tirei 2cm na lateral que são parte da pence que não vamos  utilizar. Cmo a pence tinha 3cm, ficou sobrando 1cm que deixei para folga da roupa. Esses valores podem ser alterados a gosto.

vestido_cachecour2

 3.  O próximo passo é transferir a pence da lateral para a cintura.
Recorte de 2 até B e feche a pence Lateral.

vestido_cachecour3

Pence Lateral Fechada

4. Coloque esse molde sobre uma folha de papel dobrada, com a dobra no Centro  Frente e copie novamente o molde. Com  a carretilha transfira o risco para o outro lado do papel.

vestido_cachecour4

5. Abra o papel e reforce  os pontos da carretilha com lápis. Fica conforme ilustração abaixo.

vestido_cachecour4a

6.Marque os pontos de contorno do decote:

1 – 4 = 10cm;

C- 3 = 22cm para o tamanho P.
23cm para o tamanho M.
24cm para o tamanho G.
Obs. Não são valores fixos, podem ser modificados conforme o gosto da pessoa.

D – 5 = 6,5cm.

vestido_cachecour4b

 7.  Ligar os pontos 4′ – 3 e 5, formando o decote.

vestido_cachecour4c

8. No lado esquerdo recorte a lateral da pence e cole conforme ilustração.
4′ – 6 = 1cm. obs. Retiro 1cm da lateral para ajustar melhor o decote.
– No lado direiro faça uma pence de 1cm em direção ao ponto do busto, ponto B.

vestido_cachecour4d

9. Recortar de 2 até B  e fechar a pence recém formada.

vestido_cachecour4e

10. Copiar o molde sobre outra folha de papel.
Reservar este molde que  será o lado esquerdo da frente sueprior da roupa.
Identifique o centro Frente marcando o sentido do fio na marca da  dobra do papel.

vestido_cachecour4f

11. Para facilitar fazer a Frente Superior Direita, copiar  o molde da Frente Esquerda em outra folha de papel.
Para fazer as pregas do drapeado trace 2 linhas entre os pontos 1 e 4 , marque os pontos 7 e 8 e  ligue esses pontos ao ponto B conforme ilustração.

vestido_cachecour4g

12. Recortar de 7 até B e de 8 até B,  e fechar a pence sem separar o pepal,  distribuindo igualmente as 2 pregas.
Fiz colorido para facilitar o entendimento.

vestido_cachecour4h

13. Essa é a Frente Superior Direita.
Sugiro copiar em outra folha de papel, identificando  o Centro Frente,  marcando o Sentido do Fio e marcando as pregas, conforme ilustração.

vestido_cachecour4i

14. Frente Inferior

Traçar o retângulo ABCD, com as seguintes dimensões:

A – B = 1/4 do Quadril mais 1cm;

A – C e B – D = Comprimento desejado;

Feche o retângulo.

A – E e B – F = Altura do Quadril.

vestido_cachecour5

15. A – G = 1/4 da medida da cintura mais 5cm para a prega.
Ligar o ponto G ao ponto F do quadril com uma curva de quadril.

vestido_cachecour5a

16. Coloque o ponto H  entre os pontos A e G e ligue este ponto ao ponto I em algum lugar da lateral.
H – J = a profundidade da pence, neste caso 5cm.

vestido_cachecour5b

17. Refaça a linha da cintura conforme ilustração.

vestido_cachecour6ef

18. Fechar a prega e recortaar a linha da cintura. Identificar o Centro Frente, o Sentido do fio e a direção da prega.

vestido_cachecour5d

19. Na latarel das Frentes superiores e da  frente infeiror faça um ajuste para evitar que na hora da costura fique ângulo.
Observe a ilustração abaixo. Junte a cintura pela lateral e coloquei uma folha de papel embaixo, refaça a linha  a lateral. Faça isso com as duas frentes superiores.

vestido_cachecour5e

             vestido_cachecour5f

20. Costas

Copiar o Molde Básico da Blusa com pence das Costas.

vestido_cachecour6

21. Siga o esquema;

1 – A = 2cm.
2 – B = 6,5cm.
4 – C = 1cm.
5 – D = 1cm.
6 – E = Comprimento desejado.
E – F = 1/4 do Quadril mais 1cm.
6 – G = Altura do Quadril.
F – H = E – G.
6 – J = 1,5cm.
X-1 e Y – 2 = 0,5cm.
Ponto W  14cm abaixo da linha da cintura, na mesma reta que o ponto Z.
6 – I = 12cm. Abertura para o ziper.

vestido_cachecour6A

22. Ligar os pontos conforme ilustração.

vestido_cachecour6b

23. Acerte a linha lateral eliminando o ângulo formado no ponto D.

No meio das costas na parte inferior prepare uma abertura de 14cm com 8cm de alrgura,  para facilitar o movimento ao caminhar. Veja ilustração.

vestido_cachecour6c

24.  Faixa

Corte 2 tiras de tecido com 35 de largura, sendo uma com 100cm de comprimento e a outra com 50cm.  Marque 2 pregas de 4cm de uma lado, na outra extremidade  diminua a largura  tirando aproxiamdamente 4cm de cada lado observe a ilustração.

vestido_cachecour6e

25.Molde Completo:

Frente Superior Esquerda –  Cortar 1 vez no forro e 1 vez no Tecido.
Frente Sueprior Direita – Cortar 1 vez no Forro e 1 vez no Tecido.
Frente Inferior –  Cortar 1 vez no Tecido dobrado.
Costas – Cortar 2 vezes no tecido.
Faixa – Cortar 1 vez cada faixa.
Este modelo pdoerá ser feito todo forrado, neste caso dobrar o corte das costas e da frente inferior.

vestido_cachecour6dvestido_cachecour6e

Atenção: Caso deseje o vestido mais cavado, faça a alteração no ombro e no decote, conforme ilustração. Sugestão que eu faço é afastar até 2cm e refazer a cava e o decote colcoando papel embaixo para preencher o espaço.

cachecour7

Atenção: Vou fazer um vídeo com as partes mais difíceis.

16 Responses so far.

  1. marusa disse:

    muy bien gracias

  2. inma disse:

    con muchas ganas de ver ese video. gracias

  3. Rosi Nakashima disse:

    Já fiz o vestido. Ficou muito bonito, fiz em malha sem eslasticidade para testar…foi aprovado pelas minhas amigas….rsssss

  4. Rosi Nakashima disse:

    Só uma correção, caso alguém tenha alguma dúvida:
    D – 5 = 6,5cm.
    2 – B = 6,5cm.
    Obs: no lugar de 2-B coloquei 3-B= 6,5 cm. Acho que esta invertido.

  5. I appreciate, cause I found just what I was looking for. You’ve ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a great day. Bye

  6. I have been surfing online more than 3 hours today, yet I never discovered any interesting article like yours. It is pretty value sufficient for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you probably did, the internet will probably be much more helpful than ever before.

  7. I have been absent for some time, but now I remember why I used to love this site. Thank you, I will try and check back more frequently. How frequently you update your site?

    • admin disse:

      Obrigada. Eu tento atualizar semanalmente mas devido a um tratamento de um câncer de mama nem sempre é possível cumprir esse prazo.
      (Traduzido pelo Google)

  8. penis traction…

    You made some decent factors there. I appeared on the web for the issue and located most people will associate with along with your website….

  9. Keep up the superb work , I study few weblog posts on this web site and I conceive that your weblog is really interesting and holds circles of great info .

  10. APARECIDA disse:

    que tipo de tecido vc me recomenda fazer esse vestido,lúcia?

  11. soraia disse:

    Lúcia que Deus te ajude a combater esse…,nem gosto de falar o nome dele,muito obrigado por postar tanta modelagem legal,sempre que puder poste seus vídeos,me ajudam muito,costuro um pouquinho,seu muito curiosa e estou sempre procurando ajuda nos blogs.Fique com Deus.
    solfpires@hotmail.com